SACI PERERÊ - NOVAS HISTÓRIAS




MITOLOGIA BRASÍLICA - Selecionado para a Coletânea Comemorativa dos 100 anos do primeiro Livro de Monteiro Lobato, intitulada: “Saci Pererê - Novas histórias”. Editora PerSe - julho de 2018.

Em 2018 o Livro “O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito” de Monteiro Lobato completa 100 anos de seu lançamento.

A obra começou a ser concebida em 1917, quando Monteiro Lobato propôs aos leitores do "Estadinho", suplemento do jornal O Estado de S. Paulo, do qual era colaborador, que enviassem cartas contando tudo o que soubessem ou tivessem ouvido falar sobre o mito do Saci-Pererê. Especificamente, pedia respostas a três perguntas:

1) Qual a sua concepção pessoal do Saci; como o recebeu na sua infância; de quem recebeu; que papel representou tal crendice na sua vida, etc.
2) Qual a forma atual da crendice na região do país em que o leitor vivia.
3) Que histórias e casos interessantes conhecia a respeito do Saci.

O inquérito recebeu dezenas de respostas, que apresentaram tons variados. Muitas traduziam uma nostalgia da infância passada em fazendas do interior de São Paulo e Minas Gerais, outras atribuíam a crença no Saci à ignorância da população rural. Havia também referências a outras lendas brasileiras, como a mula-sem-cabeça e o boitatá.

A primeira edição da obra foi lançada em 1918. O livro foi Autopublicado e para financiar a tiragem inicial de 2000 exemplares, Lobato acrescentou anúncios publicitários desenhados por Voltolino, nos quais o Saci apresentava e recomendava diversos produtos.

Monteiro Lobato, porém, não assinou a obra como autor, considerando que o seu papel havia sido apenas de editar os textos que recebera.

Para comemorar essa data, editamos a Coletânea “Saci Pererê - Novas historias” com Contos de novas histórias sobre o Saci-Pererê. Como Monteiro Lobato fez em 1917 chamando as pessoas as escreverem sobre o Saci Pererê, nós também, em sua homenagem, convidamos as pessoas a escreverem novos textos sobre o Saci Pererê, só que dessa vez com enfoque diferente, não em forma de pesquisa, mas sim como Contos ou Roteiros de todos os gêneros sobre a Lenda do Saci Pererê.

Participantes:

Adnelson Campos
Ana Maria Antunes de Campos
Carlos José Ferreira Lopes
David Ferreira
Davi M Gonzales
Edvaldo Fernando Costa
Eloísa Maria Ávilla de Carvalho
Guilherme Hernandez Filho
Helder Guastti
Igor Martins
Irenilson de Jesus Barbosa
Joaquim Teles de Faria
Karin Kreismann Carteri
Kelly Cristina Araujo
Ketely Temper Almela
Lelia Alice Bertanha
Letícia Magalhães
Luiz Loureiro
Luiz Roberto de Souza Queiroz
Marcelo de Oliveira Souza
M. A. Thompson
Maria da Conceiçãp Maciel da Silva
Maria das Graças de Oliveira Rocha
Maria Elza Fernandes Melo Reis
Michel Ferraz Queiroz
Neri França Fornari Bocchese
Prisicilla de Carvalho Avelaira Rosa e Sebastião Penteado de Carvalho
Rodrigo Barros
Sebastião Gilberto de Melo
Ulisses Andrade
W. L. Lanfredi
Yuki Eiri

Nenhum comentário:

Postar um comentário