VII DEMÔNIOS - LEVIATHAN



PABLO, MEU QUERIDO IRMÃO - Selecionado para o volume 1 da coleção “VII Demônios” - Editora Estronho –SP - março de 2011.

Em 1589, o demonologista e teólogo Peter Binsfeld, fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, que supostamente seria o responsável por invocar tais pecados. Na Série VII Demônios, o desafio foi o de criar contos, envolvendo cada um dos sete pecados. Em cada volume da série, um pecado e seu respectivo demônio.

Leviatã (ou Leviathan), o demônio da inveja, é um monstro marinho do caos primitivo mencionado na Bíblia – é a encarnação da ordem oposta a Deus –, cujas origens remontariam à mitologia fenícia, e foi derrotado na criação, Sl 74,13-14: Tu que dividiste o mar com teu poder, quebraste a cabeça do monstro do mar. Tu esmagaste a cabeça do Leviatã, dando-o como alimento às feras do mar.

Segundo Jó 3,8: Que a maldigam os que maldizem o dia, os que sabem despertar Leviatã, feiticeiros podem despertar o Leviatã, e só no fim dos tempos Deus o destruirá definitivamente. O monstro do caos também é chamado de Raab – encarnação das águas primordiais, vencido pelo Criador. Também era o nome simbólico do Egito – ou “Dragão” – em muitas culturas o dragão encarna poderes primordiais hostis a Deus e no Antigo Testamento encarna a continuação da ação do caos que existia antes do mundo.

O Dragão personifica o mal, inimigo de Deus, trata-se do egoísmo, orgulho, autossuficiência que deformam os indivíduos e os grupos sociais. Ele é sanguinário (vermelho), tem pleno poder sobre os impérios do mundo (sete cabeças e sete diademas), mas sua força é relativa e imperfeita (dez chifres). Às vezes também é retratado como crocodilo.



PARTICIPANTES:

Alliah
Eriwelton Alves Soares
Davi M. Gonzales
Evandro Guerra
Fabiane Guimarães
Ghad Arddhu
George Amaral
Lemos Milani
Leona Volpe
Maurício Pessoa Peccin
Raphael Montes
Richard Diegues
Sheilla Liz
Valentina Silva Ferreira

http://davimgonzales.blogspot.com.br/


http://www.editora.estronho.com.br/index.php/todos-os-titulos

Nenhum comentário:

Postar um comentário