SINGULAR: O PAÍS DOS INVISÍVEIS


JACKSON - Selecionado para a antologia “Singular: O País dos Invisíveis” - Editora Virtual Books – RJ - maio de 2011.


O Prêmio Kairos Poiesis, em seu primeiro concurso de contos e poesias, usou como parâmetro principal de avaliação, na seleção dos textos, o fator pensamento. Ou seja, deveria estar clara, na obra, a disposição do autor em pensar o espaço em que vive, viveu ou conhece (subúrbio ou periferia). Apresentar, de forma poética e ficcional, seus habitantes/personagens, seus sentimentos, seus contrastes, suas particularidades, etc. Apresentar, a quem interessar, o melhor e o pior desses espaços.

E nessa nova edição não poderia ser diferente. Ainda com o objetivo de incentivar a produção de textos literários, promover e homenagear autores; o agora projeto ALEPA – A Literatura dos Espaços Populares tem também como missão estimular o hábito de leitura usando como estratégia a aproximação.

Ao promover um autor de origem popular, o ALEPA não só incentiva uma pessoa a escrever como também incentiva alguns outros a ler. Porque, o autor selecionado, provavelmente, têm parentes ou amigos que por qualquer motivo não possuem o hábito da leitura. A introdução do seu texto em um livro dá a esse autor, aos olhos dessas pessoas, um novo status, o de escritor. E essa posição poderá, de forma direta ou indireta (depende do ponto de vista), semear nos tais parentes ou amigos, a semente da curiosidade. A mesma curiosidade dos “iniciados na literatura” e que de alguma forma pode iniciar esse novo-leitor a esse novo universo, as letras.

A proposta é apresentar a esse novo-leitor o escritor-gente. Um ser de carne e osso que toma um pingado no bar com ele, que trabalham juntos em repartições públicas, no comércio ou mesmo na construção civil, que vai a feira de havaianas, leva e busca crianças na escola, lava e estende roupas na laje, enfim... As letras vão se aproximando da sua realidade de forma sutil. Nascerá, assim, um novo-leitor a partir de um novo-autor.

Ao destronar a literatura de sua condição de erudição, de “coisa de intelectual” trazendo-a para a plebe se torna possível sonhar com a construção uma consciência cidadã através do ato de reflexão que acontece durante a leitura de textos que valorizando o indivíduo, a sua origem e orientação, a sua linguagem, a sua experiência (saber prévio e adquirido) e principalmente, o espaço onde vive (subúrbio/periferia).

Desta forma, a segunda edição do Prêmio Kairos Poiesis é um presente para todos nos, “seres periféricos” habitantes dos Espaços Populares do país. Pois, essa nova Antologia carrega consigo várias missões importantes, contudo uma é fundamental, ser instrumento para a nova revolução, que não se fará com armas, mas com EDUCAÇÃO.

Organizadora:
Adriana Kairos

PARTICIPANTES:

Ana Maria da Silva
Ana Rosa Martins
Carlos Pais
Dayse Castro
Davi M Gonzales
Elcio Alves
Felipe Quirino
Francisco Ferreira
João Antonio Ventura
Leila Daibs Cabral
Marcelo Ferreira da Silva
Paola Vannucci
Rozelene Furtado de Lima
Suelene Barros
Valéria Barbosa

http://davimgonzales.blogspot.com.br/

http://literaturapopular.webnode.pt/produtos

Nenhum comentário:

Postar um comentário